Gastão Elias mostrou-se confiante de que será em Roland Garros que vai, finalmente, quebrar a barreira da passagem à segunda ronda de um ‘Grand Slam’, defendendo que as experiências anteriores o vão ajudar.

“Espero, sinceramente, fazer um bom torneio. Estou a jogar bem e com confiança, por isso acredito que possa ganhar alguns jogos”, confessou o número 2 nacional à Agência Lusa.

Acabado de chegar a Paris, depois de uma semana de sonho em Lyon, onde derrotou o argentino Juan Martín del Potro e chegou aos primeiros quartos de final de um torneio ATP esta temporada, antes de cair diante do sexto tenista mundial, o canadiano Milos Raonic, Gastão Elias é o espelho da segurança.

“Quero, finalmente, ganhar uma ronda num torneio do ‘Grand Slam’. Já estive perto de o fazer por duas vezes e creio que, graças a essas experiências, tenha oportunidade de o fazer”, disse, referindo-se ao encontro da primeira ronda do US Open do ano passado, em que perdeu, por 6-1, 3-6, 2-6, 6-4 e 7-6 (7-4), com o ucraniano Sergiy Stakhovsky, e ao da primeira ronda de Roland Garros.

Esse dia, em que foi derrotado pelo francês Benoit Paire, por 5-7, 6-3, 4-6, 6-4 e 6-2, ainda está presente na cabeça do tenista da Lourinhã, que não consegue responder, quando interrogado, se hoje, com a experiência que tem, teria vencido o encontro.

“No momento tomei as decisões que achei mais acertadas. Talvez hoje tomasse decisões diferentes, mas a maturidade e a experiência vêm desses erros”, explicou.

Depois de semanas de resultados menos conseguidos, que incluíram derrotas na primeira ronda dos ‘challengers’ de Bordéus e Roma e que o levaram a cair para o 125.º lugar do ‘ranking’, a sua pior posição desde 22 de fevereiro de 2016, o número 2 luso reencontrou a ‘magia’, que lhe valeu a alcunha de ‘Mágico’.

“Em Lyon, não mudou muita coisa, sinceramente. Eu perdi nos ‘challengers’, mas sentia-me a jogar bem e a treinar melhor do que nunca. Sabia que seria uma questão de pouco tempo até aparecer um bom resultado”, frisou.

Assumindo que preferia não encontrar um cabeça de série na primeira ronda, Elias nem hesitou a disparar os nomes dos favoritos a vencer o segundo ‘Grand Slam’ da temporada, que arranca no domingo e decorre até 11 de junho.

“Os meus favoritos para o torneio são os mesmos que nos últimos 10 anos”, brincou, antes de nomear o espanhol Rafael Nadal, o sérvio Novak Djokovic, o suíço Stanislas Wawrinka e o alemão Alexander Zverev.