O tenista português Frederico Silva lamentou hoje ter deixado escapar o primeiro ‘set’ do encontro da segunda ronda do Lisboa Belém Open, assumindo que nunca conseguiu reencontrar-se frente ao belga Joris De Loore.

“Senti que no primeiro ‘set’, joguei bem e depois deixei escapar o encontro. Sinto que entrei bem no jogo e que tinha delineado bem a tática para ganhar”, começou por dizer o jovem das Caldas da Rainha, referindo-se à vantagem de 5-3 que teve no primeiro parcial.

Silva, que perdeu por 7-5 e 6-1, reconheceu que, apesar de ter estado a servir para fechar o ‘set’ inaugural, o encontro estava muito equilibrado até àquele momento.

“Estava 5-3 para mim, mas eu já tinha salvado alguns ‘break points’. Embora estivesse a comandar, estivemos sempre muito perto. Não consegui fazer um bom jogo de serviço, foi quebrado, e quando ele fez o 5-5, elevou o nível e eu não consegui jogar tão bem”, explicou, considerando que foi aí que o encontro se decidiu, até porque no segundo ‘set’ não conseguiu entrar tão bem.

O ‘wild card’ luso, que ocupa a 378.ª posição do ‘ranking’ mundial, sublinhou que Joris De Loore (201.º) baseia o seu jogo na força e no serviço, que é “muito rápido e pesado”.

“É muito sólido ao fundo e a bola acaba por vir rápida”, acrescentou.

A subir na hierarquia ATP, depois de um período atribulado de lesões, aquele que durante muito tempo foi o número quatro nacional vai continuar a disputar ‘futures’ nas próximas semanas, de modo a atingir uma classificação que lhe possibilite a entrada direta nos ‘challengers’.

“Esta foi uma boa oportunidade para jogar um ‘challenger’. Fiz um excelente encontro na primeira ronda, hoje joguei bem o primeiro ‘set’. Fico com pena de não ter jogado melhor no segundo parcial”, concluiu, em jeito de balanço.