A russa Anastasia Palyuchenkova, a mais cotada tenista ainda em prova, qualificou-se esta quinta-feira para as meias-finais do 24.º Portugal Open, num dos encontros mais longos desta edição.

No único embate dos quartos-de-final que juntava duas cabeças de série, a terceira favorita superiorizou-se à compatriota Elena Vesnina, sétima pré-designada, em três "sets", pelos parciais de 6-3, 6-7 (3-7) e 7-6 (7-3), em 2:45 horas.

Em conferência de imprensa, a vencedora considerou a vitória «difícil» devido à elevada qualidade de jogo das duas tenistas.

«Jogámos um ótimo ténis. Ela lutou por cada ponto e jogou muito bem hoje», disse a russa, referindo-se à sua compatriota derrotada.

Nas meias-finais, Palyuchenkova, orientada pela suíça Martina Hingis, antiga "rainha" do circuito, defrontará uma das "outsiders" desta edição, a também helvética Romina Oprandi, que deixou pelo caminho a russa Svetlana Kuznetsova.

Sobre a sua adversária nas meias-finais, a russa não sabe muito sobre Oprandi e está agora focada na recuperação.

«Preciso de recuperar deste jogo e vou tentar que a recuperação seja rápida para o jogo de amanhã [sexta-feira]. Não a vi jogar, mas tenho de arranjar uma estratégia com a minha treinadora», sustentou.

No arranque do quarto dia, o torneio português perdeu mais uma cabeça de cartaz do quadro feminino, com a suíça a bater a campeã de Roland Garros de 2009 por inesperadamente fáceis 6-2 e 6-2.

Pouco depois, foi a vez da espanhola Carla Suarez Navarro, finalista de 2012 e quarta cabeça de série deste ano, qualificar-se hoje para as meias-finais.

A 23.ª jogadora do "ranking" mundial bateu outra das grandes surpresas desta edição, a porto-riquenha Monica Puig, "repescada" do torneio de qualificação, por 6-2 e 6-4, ao cabo 1:33 horas.