A russa Svetlana Kuznetsova, sétima cabeça de série do 25.º Portugal Open em ténis, qualificou-se hoje para os quartos de final, nos quais defrontará a canadiana Eugenie Bouchard, outra das figuras deste ano.

A 29.ª do “ranking” mundial, campeã de dois "Grand Slam" (Open dos Estados Unidos de 2004 e Roland Garros de 2009), bateu na segunda ronda a espanhola Maria-Teresa Torro-Flor, 50.ª da hierarquia, em três “sets”, pelos parciais de 5-7, 6-4 e 6-1, em quase duas horas.

Nos quartos de final, Kuznetsova, que em 2013 também chegou aos quartos de final do torneio português, defrontará Bouchard, 18.ª da hierarquia e que este ano chegou às meias-finais do primeiro "Grand Slam" da época, na Austrália.

Num dos primeiros encontros do terceiro dia, Bouchard, que se estreia em Portugal e nunca defrontou Kuznetsova no circuito, superiorizou-se à cazaque Yaroslava Shvedova, número 65 do Mundo, por 6-4 e 6-2.

O quadro feminino abriu neste terceiro dia com a eliminação de uma das três campeãs em prova, a belga Yanina Wickmaier, vencedora em 2014 e derrotada pela italiana Roberta Vinci, quarta cabeça de série.

No encontro que assinalou o arranque do programa no "Court" Central, Vinci, 20.ª do “ranking” mundial, superiorizou-se a Wickmaier, campeã de 2009 e atual número 58 do Mundo, em dois “sets”, pelos parciais de 6-0 e 6-2, em apenas 53 minutos.

Também hoje, entram em ação as outras duas vencedoras do torneio português, a checa Lucie Safarova (2005) e a estoniana Kaia Kanepi (2012), nos dois encontros que encerram o programa do "Court" 1.

Primeiro, será a vez de Kanepi, atual número 23 da hierarquia e quinta cabeça de série no Jamor, defrontar a romena Irina-Camelia Begu, uma jogadora proveniente do torneio de qualificação e classificada na 117.ª posição do circuito.

Segue-se o compromisso de Safarova, sexta pré-designada e 26.ª do “ranking”, diante a eslovena Polona Hercog, 64.ª da tabela do WTA.