Começa este sábado o primeiro dos quatro torneios ITF Futures que integram o Cascais NextGen Tour. O Portugal F4 Futures vai decorrer no Lisboa Racket Centre, é pontuável para o ranking ATP e oferece um prize-money total de 15 mil dólares. O outro grande atrativo deste torneio do Cascais NextGen Tour é o wild-card para a fase de qualificação do Estoril Open, que será oferecido ao tenista português que somar mais pontos ATP nos quatro torneios.
O contingente português é o maior e conta com a presença de nove representantes no quadro principal, liderado pelo belga Yannick Mertens, actual 250.º no ranking mundial, detentor de 23 títulos ITF, tendo o último sido conquistado este mês, em Faro.

Entre os jogadores lusos, destaque para João Domingues (297.º), vencedor de dois torneios ITF este ano, Fred Gil (433.º) e João Monteiro (516.º), respectivamente, segundo, sexto e oitavo cabeças de série.

No quadro principal, entram igualmente directamente André Gaspar Murta (599.º), Bernardo Saraiva (860.º) e Nuno Deus (916.º). Os três wild cards foram entregues aos jovens Tiago Cação, de 19 anos, Duarte Vale, de 18, e Luís Faria, de 17.

“O Duarte é o nosso número um de juniores, com resultados muito interessantes no circuito mundial; o Luís também é júnior e já conquistou pontos ATP; e o Tiago, embora já não seja júnior, tem igualmente muito potencial”, justificou Rui Machado, director-técnico da Federação Portuguesa de Ténis.

O tenista português que amealhar mais pontos para o ranking ATP no conjunto dos quatro torneios que compõem o Cascais NextGen Tour receberá um convite para a fase de qualificação do maior evento tenístico que se realiza em Portugal.

Em caso de igualdade de pontos somados entre dois ou mais jogadores, o wild card será entregue ao jogador que estiver melhor classificado no ranking ATP, na segunda-feira dia 24 Abril (após a quarta e última etapa).

DATAS DO CASCAIS NEXTGEN TOUR

25 março a 2 abril - Lisboa Racket Centre

1 abril a 9 abril - Quinta da Marinha Racket Club

8 abril a 15 abril - Clube Ténis Porto

14 abril a 23 abril - Carcavelos Ténis

O Estoril Open é o único evento português do ATP World Tour. O torneio vai decorrer no Clube de Ténis do Estoril, entre 29 de abril e 7 de maio. Nick Kyrgios, Juan Martin del Potro, Pablo Carreño-Busta, João Sousa e os campeões de 2015, Richard Gasquet, e de 2016, Nicolas Almagro, estão já confirmados para esta edição do torneio.