Ténis

06-05-2017 16:32

Carreño Busta vence Ferrer e é o primeiro finalista do Estoril Open

Busta impôs-se ao compatriota em dois sets.
Pablo Carreno Busta

Pablo Carreno Busta

Por André Delgado sapodesporto@sapo.pt

Pablo Carreño Busta é o primeiro finalista do Estoril Open. O atual nº 21 do ranking venceu David Ferrer, quarto cabeça de série, em dois sets, por duplo 6-3, numa partida que teve a duração de 1h21 minutos.

Entrou-se definitivamente na fase decisiva do Estoril Open, ao ser conhecido o primeiro finalista da edição 2017 do ATP português.

Perante um estádio Millennium muito bem composto esperava-se um jogo escaldante entre dois dos maiores tenistas espanhóis da atualidade. De um lado o primeiro cabeça de série do torneio, Pablo Carreño Busta, 25 anos de idade e número 21º do ranking mundial. Do outro, David Ferrer, 31º do ranking, e com muito mais jogos nas pernas e já com 35 primaveras.

O início do primeiro set foi intenso, com longas trocas de bola e muito consistência da parte dos dois jogadores.

Ao terceiro jogo de serviço do veterano espanhol, Busta dispôs de um ponto de break e não falhou, colocando o resultado em 4-2. No último jogo de serviço do set, Ferrer fez tudo para recuperar da desvantagem e o jogo no serviço de Busta acabou por ir mesmo às vantagens, mas o espanhol de 25 anos segurou o seu jogo e confirmou a vitória no primeiro set.

Com o pó de tijolo do Estoril mais rápido devido às altas temperaturas que se faziam sentir, as condições favoreciam Busta que se superiorizava no fundo do corte. Mais versátil dentro do campo, o nº 21 do ranking ATP tentava com 'volleys amortie' chamar o adversário de forma a desgastar o menos 'fresco' David Ferrer.

Com direitas potentes atrás da linha de fundo, Busta massacrava a esquerda do adversário, um dos pontos fracos de Ferrer, conseguindo quebrar por duas vezes o serviço do veterano espanhol no segundo set.

Ferrer acabou por claudicar quando servia para se manter em jogo. Busta confirmou assim o estatuto de cabeça de série número 1 e assegurou presença na final do Estoril Open. A sua segunda consecutiva.

O espanhol vai agora aguardar pelo adversário no jogo decisivo, que vai sair da meia-final entre o luxemburguês Gilles Muller e o sul-africano Kevin Anderson.

A final do Estoril Open joga-se domingo no Clube de Ténis do Estoril.

Conteúdo publicado por Sportinforma