O diretor do Estoril Open em ténis, João Lagos, lamentou as desistências anunciadas nos últimos dias para a 23.ª edição do torneio, que arrancou este sábado, sublinhando, contudo, que o quadro de jogadores mantém um elevado nível técnico.

«Tirando o Monfils, que é um jogador extremamente carismático e difícil de substituir no que toca ao seu carisma, o que aqui se apresenta, relativamente ao nível, é muito parecido», disse João Lagos aos jornalistas, à margem do sorteio dos quadros feminino e masculino.

O diretor do mais importante torneio de ténis realizado em Portugal lamentou as desistências, embora considere que «são coisas imponderáveis que fazem parte da competição em desportos individuais e em equipa».

João Lagos sublinhou ainda que muitos jogadores que ficaram de fora do quadro principal «só não entraram por escassos pontos no ‘ranking’», justificando, assim, que a substituição de jogadores ausentes «não afeta o nível de jogo».

«O nível médio de jogo é de tal maneira elevado que, substituir o jogador A por um jogador B repescado, não afeta», sustentou.

A lista de inscritos sofreu várias baixas nos últimos dias. No quadro individual masculino, a ATP anunciou na sexta-feira as desistências do argentino Carlos Berlocq, do brasileiro João Souza e do argentino Juan Ignacio Chela, campeão da prova portuguesa em 2004, que se somaram às de Juan Carlos Ferrero, campeão de 2001 e antigo líder do "ranking" mundial, e do francês Gael Monfils, que seria segundo cabeça de série nesta edição do Estoril Open.

O sorteio do quadro masculino da 23.ª edição do Estoril Open definiu hoje dois duelos entre portugueses: João Sousa vai defrontar Gastão Elias e Pedro Sousa jogará com Rui Machado.

A juntar a isso, do sorteio ficou ainda a saber-se que o vencedor do duelo entre Pedro Sousa e Rui Machado irá defrontar o primeiro cabeça de série do torneio, o argentino Juan Martin Del Potro, motivos que causam «grandes expetativas» a João Lagos.

«Ele [Del Potro] é o osso mais duro de roer. Disputar um duelo com o campeão em título e um jogador da envergadura é sempre bom», afirmou o responsável, sublinhando ainda que «há grande esperança» nos jogadores portugueses, depois de Frederico Gil ter sido finalista do Estoril Open em 2010.

A 23.ª edição do Estoril Open em ténis, o mais importante torneio da modalidade realizada em Portugal, arrancou hoje, no Complexo do Estádio Nacional, em Oeiras, e termina a 06 de maio.