A 23.ª edição do Estoril Open tem hoje o seu arranque oficial, ainda sem os cabeças de cartaz do torneio masculino, mas com a ameaça da chuva a pairar nos "courts" do complexo de ténis do Jamor.

Num dia reservado à primeira ronda dos quadros masculinos e femininos de singulares e pares, o destaque vai para o embate entre a portuguesa Barbara Luz, que entrou no torneio com um convite da organização, e a russa Nadia Petrova, antiga número três mundial.

Caberá à italiana Roberta Vinci, primeira cabeça de série do setor feminino, inaugurar a competição de 2012 no court central, frente à russa, que se quer naturalizar portuguesa, Nina Bratchikova.

Com os principais nomes do quadro masculino isentos na primeira ronda, o protagonismo será do holandês Robin Haase, sexto pré-designado, que recentemente chegou aos quartos de final do Masters de Monte Carlo, onde foi eliminado pelo número um mundial, Novak Djokovic.

Aposta pessoal do diretor do torneio, João Lagos, Haase tem confronto agendado no court central com o italiano Simone Bolelli, um encontro que antecederá o duelo entre um dos tenistas revelação desta temporada, o uzebeque Denis Istomin, e o francês Paul-Henri Mathieu.

O mais importante torneio de ténis nacional decorre até domingo no Jamor.