Rui Machado entrou a vencer no Estoril Open 2012 ao bater Pedro Sousa pelos parciais 7-6, 1-6 e 2-6 depois de um primeiro set resolvido em tie-break.

No primeiro confronto entre tenistas portugueses da presente edição do Estoril Open, Rui Machado confirmou o favoritismo frente a Pedro Sousa, embora o lisboeta tenha dado boa réplica ao atual n.º 90 do ranking ATP.

Depois de um primeiro set muito equilibrado que terminou 6-6, Pedro Sousa acabou por vencer Rui Machado no tie-break por 7-6. As cinco duplas faltas cometidas por Rui Machado, no primeiro set, acabariam por penalizar o tenista algarvio, que viu o seu adversário chegar aos 7-3 no tie-break.

O mau arranque de Rui Machado no primeiro set obrigava-o a não cometer mais erros, e foi mesmo isso que se verificou nos sets seguintes com vitórias claras por 1-6 e 2-6.

Apesar dos resultados desnivelados no segundo e terceiro set, Pedro Sousa mostrou no Court Central do Estoril Open grande maturidade e inteligência de jogo, que o tornam um dos tenistas portugueses com maior margem de progressão.

Já Rui Machado vai defrontar na próxima ronda o número 1 do torneio, o argentino Del Potro.