À terceira tentativa, a estoniana Kaia Kanepi "coloriu" uma campanha num Estoril Open em ténis com o apuramento para uma final, a 15.ª do torneio feminino.

A sexta cabeça de série e número 34 do Mundo qualificou-se para a final de sábado depois de bater a mais cotada jogadora em prova, a italiana Roberta Vinci (23.ª), pelos parciais de 6-2 e 7-5.

A perder por 2-5 no segundo "set", Kanepi ganhou cinco jogos consecutivos, dando a volta ao resultado e selando o apuramento.

«Quando estava em desvantagem, estava a pensar que tinha de continuar o meu jogo. Não pensei muito no marcador, só em continuar, porque no ténis tudo é possível», começou por explicar a estoniana, após o triunfo no Court Central.

Depois das edições de 2002, em que foi eliminada logo na primeira ronda do "qualifying", e 2006, na qual chegou à segunda etapa do quadro principal, Kanepi premiou a terceira presença no Jamor com o apuramento para a final.

Desta forma, ficou a uma vitória do segundo troféu da época, depois de ter celebrado a passagem do ano com o triunfo, em inícios de janeiro, no torneio de Brisbane, um dos ensaios para o Open da Austrália, o primeiro "Grand Slam" da época.

Foi também à terceira tentativa que Kanepi conseguiu bater, finalmente, Roberta Vinci, que tinha ganho os dois anteriores frente a frente, também em "courts" de terra batida, em Palermo (2006) e Roma (2008).

«Estou muito feliz pela forma como estou a jogar e quero continuar a ganhar jogos na terra», confessou.

A disputar apenas o sexto torneio do ano, devido a lesão, Kanepi (chegou a ser 16.ª, em fevereiro de 2011) vai agora esperar pelo desfecho do encontro entre a espanhola Carla Suarez Navarro, 58.ª da classificação do WTA, e a maior surpresa desta edição, a italiana Karin Knapp, número 133 e proveniente do "qualifying".

«Vai ser um dia difícil, mas quero ganhar. O torneio é muito bom. Agora que sei que o dia de Portugal coincide com o meu aniversário (10 de junho), o Estoril Open passou a ser ainda mais especial», brincou, no final, a primeira finalista.