A espanhola Carla Suarez Navarro qualificou-se hoje para a terceira final da sua carreira, discutindo no sábado, com a estoniana Kaia Kanepi, o 15.º título feminino do Estoril Open em ténis.

Na segunda meia-final do dia, Navarro (58.ª do "ranking") acabou com a inesperada campanha da "qualifier" italiana Karin Knapp (133.ª), superiorizando-se por claros 6-4 e 6-0.

Antes, Kanepi, sexta cabeça de série, tinha deixado pelo caminho a mais cotada jogadora em prova, a italiana Roberta Vinci, com um triunfo também em dois parciais, por 6-2 e 7-5.

«Com as jogadoras que estavam aqui no quadro, chegar à final era um grande desafio. Agora estou na final e ela é bem-vinda», comentou a espanhola.
Sobre Kanepi, Navarro admitiu que «é uma boa jogadora, difícil, porque é alta, serve muito bem e tem experiência».

No nono torneio que disputa este ano, Navarro aproveitou o "embalo" de Barcelona, onde chegou às meias-finais, e já registou o melhor resultado da temporada.

A espanhola - número 54 do Mundo, que chegou a estar às portas do "top-20", quando surgiu na 22.ª posição, em maio de 2009 - tem caminhado por uma época "cinzenta", onde só destoa o percurso no torneio catalão.

Nos outros sete torneios, apenas por uma vez tinha passado uma ronda, pecúlio fraco para uma jogadora que já figurou entre as oito melhores em dois torneios do "Grand Slam", em Roland Garros (2008) e Open da Austrália (2009).

Em nove anos de carreira, Navarro ainda não ergueu qualquer título do circuito, destacando-se apenas as finais disputadas, de forma consecutiva, nas edições de 2009 e 2010 do torneio espanhol de Marbella.

«Espero agora que seja diferente. Amanhã [sábado] é outro jogo, com outra jogadora. Quero desfrutar o momento», concluiu a finalista.

Quanto a Knapp, alcançou o melhor registo da temporada, ela que, nos outros cinco torneios do circuito principal que disputou este ano (num total de nove) apenas uma vez tinha entrado no quadro principal, em Bogotá, onde chegou aos quartos de final.