Os velejadores portugueses Álvaro Marinho/Miguel Nunes e António Matos Rosa/Ricardo Schedel (470), Sara Carmo (Laser Radial), Bernardo Freitas/Francisco Andrade (49er), além de Gustavo Lima (Laser Standard), apuraram-se hoje para as respetivas frotas de “ouro” no Troféu Princesa Sofia.

No terceiro dia da regata espanhola, que decorre até 7 de abril em Palma de Maiorca, a dupla Álvaro Marinho/Miguel Nunes passou à frota de “ouro” na quinta posição da classe 470, a apenas quatro pontos dos líderes, os croatas Sime Fantela/Igor Marenic.

Na mesma classe, António Matos Rosa e Ricardo Schedel, com o oitavo e o 20.º postos alcançados na jornada de hoje, também passaram ao grupo dourado, assim como Sara Carmo, 26.ª em Laser Radial.

Na primeira prova de seleção dos velejadores portugueses para os Jogos Olímpicos Londres2012, Bernardo Freitas/Francisco Andrade adiantaram-se na discussão da classe 49er, ao serem 14.º e passarem ao grupo de ouro, ao contrário de Jorge Lima e José Luís Costa, que ficaram no 30.º posto.

Em Laser Standard, Gustavo Lima, 37.º, deu um passo gigante na seleção olímpica para Londres2012, já que os seus adversários diretos (Rui Silveira e Tiago Morais) não passaram à frota de “ouro” e ficaram na de “prata”.

A terceira etapa do circuito mundial de vela é a primeira prova de seleção dos velejadores portugueses para os Jogos Olímpicos de Londres, nas classes Laser Standard, Laser Radial, 49er e 470.

Fora desta discussão, por já estar apurada para Londres2012, a dupla Afonso Domingos e Frederico Melo terminou o terceiro dia em 15.º da geral da classe Star, depois de ter conquistado o terceiro posto na primeira regata, antes de ser obrigada a desistir na segunda.