Gustavo Lima e Mariana Lobato foram castigados com dois anos de suspensão, com pena suspensa, no âmbito dos processos disciplinares instaurados pela Federação Portuguesa de Vela (FPV).

Os acórdãos foram publicados no sítio eletrónico federativo e referem que, em ambos os casos, as penas ficam suspensas por os arguidos estarem integrados em seleções nacionais «e face ao interesse público em não pôr em causa essa participação».

Mariana Lobato integra a equipa de “Match Racing” feminino já qualificada para os Jogos Olímpicos Londres2012, enquanto Gustavo Lima lidera o apuramento nacional em Laser Standard para a mesma competição.

Lima, que em Londres2012 poderá cumprir a quarta presença olímpica, é também a principal esperança lusa para a qualificação de Portugal na Classe Laser Standard, que será decidida no Mundial de Classe de Boltenhagen, Alemanha, no início de maio.

Os velejadores foram alvo de processos disciplinares no âmbito de críticas contundentes dirigidas à direção da FPV, presidida por José Manuel Leandro, no início do atual mandado.

A decisão do conselho de disciplina da FPV denota mais uma vez o clima de pacificação na relação da direção federativa e os velejadores da equipa olímpica, várias vezes realçada pelo secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Alexandre Mestre.