Ao quinto dia, com ventos muito fortes, que chegaram a atingir 55 km/hora, a tripulação portuguesa alcançou um quinto e um sétimo lugares, para concluir a primeira fase na quarta posição, com 48 pontos, apenas a quatro da segunda e da terceira posições.
«Estamos supercontentes com o trabalho que realizámos esta semana. Estamos claramente em crescendo de forma e, apesar de não termos dado grande importância a alcançar um bom resultado aqui, este veio naturalmente com as boas regatas que realizámos. Amanhã disputaremos a nossa primeira Medal Race de 2012, e como não temos muito a perder, largaremos para essa regata com a ambição de a ganhar», afirmaram em comunicado da equipa
Na sexta-feira, Marinho e Nunes, que já asseguraram presença nos Jogos Olímpicos de Londres2012, vão tentar chegar-se aos croatas Sime Fantela e Igor Marenic e aos irmãos holandeses Sven Koster e Kalle Koster, segundos e terceiros, respetivamente, sabendo que não poderão fica abaixo do sexto lugar.
No comando seguem os australianos Mathew Belcher e Malcolm Page, campeões do Mundo, com 26 pontos.
Em Laser Standard, classe que Portugal ainda não apurou para os Jogos Olímpicos, Gustavo Lima segue no 35.º posto e Rui Silveira é 60.º da geral, comandada pelo o australiano Tom Slingsby.
Jorge Lima/José Luís Costa são 20.º na classe 49er, liderada pelos franceses Manu Dyen/Stephane Christidis estão na primeira posição.
No match racing, Rita Gonçalves/Mariana Lobato/Diana Neves seguem em 15.º, com apenas soma duas vitórias e 11 derrotas.