A dupla portuguesa Álvaro Marinho e Miguel Nunes terminou a Semana Olímpica Francesa de vela, disputada em Hyéres, na quinta posição da Classe 470, após o décimo lugar registado esta sexta-feira na regata das medalhas.

A dupla Seth Sailing Team garantiu ainda a quarta presença em Jogos Olímpicos, uma vez que conquistou vantagem suficiente na qualificação nacional para os principais rivais, a dupla António Matos Rosa e Ricardo Schedel, que terminou na 48.ª posição.

A vitória na classe foi para os australianos Mathew Belcher e Malcolm Page, atuais campeões do mundo, seguidos dos croatas Sime Fantela e Igor Marenic e os holandeses Sven Koster e Kalle Koster.

Em Laser Standard, classe em que Portugal ainda não garantiu qualificação para os Jogos Olímpicos, Gustavo Lima acabou no 35.º posto, enquanto Rui Silveira foi 60.º da geral.

O alemão Philipp Buhl foi o vencedor, seguido dos neozelandeses Andy Maloney e Andrew Murdoch.

Jorge Lima e José Luís Costa foram 20.º na classe 49er, na qual triunfaram os franceses Manu Dyen e Stephane Christidis.

Rita Gonçalves, Mariana Lobato e Diana Neves terminaram a competição de match racing feminino em 16.º.

As tripulações norte-americanas lideradas por Anna Tunnicliffe e Sally Barkow ficaram nos dois primeiros lugares e russa Ekaterina Skudina foi terceira.