O Abu Dhabi, do “skipper” Ian Walker, venceu hoje a regata no porto de Miami, somando seis pontos e ficando a apenas sete dos espanhóis do Telefónica na classificação geral da Volvo Ocean Race (VOR) em vela.

A jornada não podia ter sido mais desastrosa para a equipa espanhola, que foi obrigada a penalizar ao embater aparentemente na boia durante a sétima rondagem e terminou na última posição.

A “in-port-race” juntou ainda mais os barcos da frente na geral. O primeiro e o quarto estão separados por 14 pontos, quando a frota se prepara para largar no domingo de Miami, na Florida, em direção a Lisboa, para uma travessia atlântica de 1.940 milhas náuticas.

O Telefónica, de Iker Martinez, lidera com 165 pontos, seguido dos franceses do Groupama, de Franck Cammas, com 158, dos neozelandeses do Camper, de Chris Nicholson, com 152, que soma apenas mais um pontos do que os norte-americanos do Puma, de Kenny Read.

Apesar da excelente prestação nas regatas de porto, o Abu Dhabi continua na quinta posição da geral, com 74 pontos, enquanto os chineses do Sanya, de Mike Sandersson, não vão além dos 27.

A prova no porto de Miami, que serviu de aquecimento para a sétima etapa da VOR, voltou a ser marcada por incidentes caricatos, com o Camper a não comprovar a predominância nas regatas costeiras, nas quais arrecadou 30 pontos, devido a problemas com o enrolador da vela da frente.

O Abu Dhabi também se viu envolvido numa situação estranha ao ser obrigado a desviar-se da rota por um volumoso barco de espetadores que entrou no campo de regatas, o que ainda assim não o impediu de vencer a “corrida”.

A frota deverá chegar a Lisboa a 31 de maio, onde permanecerá até 10 de junho, dia em que larga para Lorient, França, penúltima escala antes de cortar a meta em Galway, Irlanda, a 03 de julho.