O veleiro Groupe Edmond de Rothschild, de Sébastien Josse, foi o primeiro a sair da baía de Dublin rumo a Cascais, na largada da segunda etapa do Circuito Europeu de MOD70.

O barco francês somou os três pontos bónus do prólogo e a frota de cinco trimarãs ruma agora a bom ritmo pelo Atlântico rumo a águas portuguesas.

A chegada está prevista para quarta-feira de manhã, ficando os MOD70 até 20 de setembro em águas cascalenses.

Vento de Sudoeste, a soprar com 15 nós de intensidade, brindou a frota na despedida a Dùn Laoghaire, rumo a Cascais.

O prólogo, com milhares de pessoas a assistir, consistiu em dois triângulos e proporcionou um espetáculo desafiante para todas as equipas.

Na aproximação à mítica Fastnet Rock, com o vento a variar entre os 28 e os 30 nós, o Spindrift, de Yann Guichard, lidera seguido do Groupe Edmond de Rothschild, de Sébastien Josse, do Musandam Oman Sail, de Sidney Gavignet, do FONCIA, de Michel Desjoyeaux, e do Race for Water, de Stéve Ravussin.

«Esta é uma etapa muito importante para nós, porque queremos segurar a liderança», afirma Michel Desjoyeaux, skipper do FONCIA, que venceu a primeira tirada entre Kiel e Dùn Laoghaire.

«Sabemos que somos o alvo a abater, mas temos a vantagem extra de estar na frente. A rota para Cascais não é direta e temos de ser rigorosos nas nossas escolhas táticas», concluiu, citado pela assessoria de imprensa da prova.

A escala portuguesa tem organização do Clube Naval de Cascais com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da Marina de Cascais.