A vela é uma atividade desportiva que apaixona tanto adultos como crianças.

Em Luanda já se pode praticar a modalidade com instrutores especializados na matéria. O SAPO Desporto entrevistou Mateus Afonso para saber mais sobre esta atividade que combina o desporto e a natureza. O velejador angolano do Clube Náutico de Luanda pratica vela há 21 anos.

P: Como começou a modalidade em Angola?

R: A Vela em Angola surgiu na década de cinquenta, com pequenas embarcações como Snipes, finns e outros.

P: Quem pode praticar a modalidade?
R: A modalidade de Vela pode ser praticada por qualquer indivíduo entre os sete a 80 anos em ambos os sexos. Por questões de segurança, o saber nadar é uma exigência que não fica de fora.
Até as pessoas com necessidades especiais podem praticar a Vela (Vela adaptada).

P: A partir de que idade se pode começar?
R: Como diz o ditado, “é de pequenino que se torce o pepino”, quanto mais cedo melhor. Mas nós, internamente, adotamos os sete anos como idade ideal de início.

P: Quais as dificuldades que um iniciante pode encontrar?

R: São quase inexistentes. Quem pratica Vela procura ultrapassar todas as dificuldades que encontra pela frente. A vontade de velejar e o contacto constante com a natureza, com o mar, o sol, o vento, faz com que um iniciante se supere todos os dias.

P: O clube náutico é o único lugar onde se pode praticar em Luanda?

R: Não, não somos os únicos. Existem mais clubes em Luanda onde se pratica a Vela.
Também se pode praticar no Clube Naval de Luanda e na antiga Mocidade portuguesa onde o Petro e o 1º de Agosto têm as suas embarcações.

P: Estão abertos para toda a gente, ou há especificações quanto à entrada de novos atletas?
R: Qualquer pessoa pode praticar Vela, não existe nenhuma restrição. Apenas damos prioridade às crianças da ilha por causa do projeto social do Clube.

P: Não há o risco do barco virar? E se isso acontecer o que se deve fazer?

R: Eventualmente por alguma manobra mal feita, sim, o barco poderá virar.
Caso aconteça, teremos que nos manter calmos e executar o que aprendemos com o instrutor.

P: Quantos atletas tem o Clube Náutico de Luanda atualmente?
R:Temos Competição e Escola. Na escola de Vela estão inscritas 30 crianças dos 7 aos 13 anos, entre elas dez meninas.

P: Há atletas de competição?
R: O objetivo da Escola de Vela é de alimentar a competição, todos os alunos querem atingir a elite da Vela no Clube. Para esta época de 2012/2013, que arrancou no final do mês de Outubro, o nosso Clube inscreveu 41 atletas na Federação Angolana de Desportos Náuticos, que estão subdivididas nas seguintes Classes:

Optimist- (crianças do 12 aos 14 anos) - 13 atletas.
Vaurien - 4 atletas.
Laser - 2 atletas.
420 - 14 atletas.
470 - 8 atletas.

P: Quais as provas de maior relevância que o Clube Náutico já participou?

R: Na Vela as competições são denominadas regatas. Internamente as regatas de maior importância são os torneios dos clubes, Campeonatos provinciais e Nacionais. E as regatas qualificativas param uma eventual participação internacional.

P: Quantas taças já trouxeram para o clube?

R: Muitas. Internamente os nossos atletas têm ganho muitos torneios. Fomos campeões absolutos na época 2010/2011 nas Classes 420 e 470, na Optimist tivemos um vice-campeão.
Pelo facto de os atletas da 420 conquistarem o Campeonato Nacional em 2011, conseguiram, automaticamente, uma qualificação para os Jogos Africanos de Maputo, onde foram buscar a Medalha de Prata, pondo o nome de Angola na elite da Vela Africana.

P: Qual e quando será a próxima regata?
R: Os torneios são quase todos definidos pela Federação, mas a nível do Clube realizamos todos os anos o torneio de Natal, o torneio Dia do Clube em fevereiro, e também o torneio do dia Internacional da Criança. Sempre que somos solicitados para contribuirmos em alguma atividade de caráter social, dispomo-nos em ajudar.

P: De que forma a vela ajuda no desenvolvimento da personalidade de uma criança ou adolescente?

R: A prática do desporto ou de qualquer atividade física é um fator muito importante para integração de qualquer criança ou adolescente na sociedade.
No desporto existem regras que se devem cumprir. O saber respeitar os adversários e os resultados, o espírito de equipa, são alguns dos fatores que refletem o nível de personalidade que os desportistas alcançam.

P: Como os atletas angolanos?
R: O campeonato nacional é a prova mas importante numa época. Os atletas treinam todo o ano para atingirem o pique da forma desportiva nos Campeonatos Nacionais. Atualmente temos bons atletas em todas as classes. Isso só acontece porque continuamos a formar novos velejadores todos os anos.

P: Angola vai participar em alguma prova internacional nos próximos meses?
R: Temos os campeonatos por classes. Normalmente existe uma cota por país, onde só participam os atletas que ao longo da época estiveram sempre na linha da frente, ou seja, foram os melhores.