Vela

08-12-2012 11:03

Vela terá equipa olímpica ao mais alto nível em 2020

Quem o garante é o presidente da Federação Portuguesa de Vela.
Vela terá equipa olímpica ao mais alto nível em 2020

Por Sapo Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O presidente da Federação Portuguesa de Vela (FPV) garantiu hoje que a modalidade está a trabalhar a médio prazo na preparação olímpica e mostrou-se convicto de que em 2020 Portugal terá «uma equipa ao mais alto nível».

«No Rio de Janeiro não sei se os resultados irão ser de muitas medalhas, mas acreditamos que em 2020 estaremos em condições de ter uma equipa ao mais alto nível», afirmou José Manuel Leandro, em entrevista à agência Lusa.

O presidente da FPV, reeleito em outubro passado, referiu que o trabalho prévio que tem de ser feito para chegar às medalhas foi uma das razões da sua candidatura.

«Para conseguirmos numa medalha olímpica, europeia ou mundial temos de fazer um trabalho prévio muito longo, uma das razões porque me candidatei foi porque esse trabalho não estava a ser feito», disse.

Segundo o presidente, que foi eleito pela primeira vez em 2009 e depois reeleito em 2010 em eleições intercalares, impostas pelo Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFD), a FPV está a «fazer bem» o trabalho de deteção.

«Em janeiro deste ano, iniciámos o programa de deteção de talentos. Detetámos mais de 20 velejadores e desses mais de 12 vão manter-se no projeto olímpico», frisou, lembrando que a vela portuguesa precisa de renovação: «A última equipa olímpica tinha velejadores que já ultrapassaram os 40 anos de idade».

Depois de um primeiro mandato bastante conturbado, durante o qual alguns opositores chegaram a tentar criar outra federação da modalidade, José Manuel Leandro espera agora um ciclo mais pacífico, com o apoio dos clubes.

«Os clubes acompanham-nos e tem-nos dado apoio», referiu, assegurando: «Só assumi esta missão porque achava e acho que posso fazer a diferença para ajudar a vela e o desporto em geral».