A Semana Olímpica arrancou hoje na Faculdade de Desporto do Porto (FADEUP), com o padrinho do evento, o velejador João Rodrigues, o atleta português com maior número de presenças nos Jogos Olímpicos, a acender a pira olímpica.

O maior evento de promoção do olimpismo em Portugal, que cumpre a quinta edição, realiza-se pela primeira vez fora de Lisboa e conta com a presença de mais de mil crianças.

Na cerimónia de abertura do evento estiveram ainda presentes os atletas olímpicos Nuno Barreto (medalha de bronze em Atlanta 96 e presidente da Comissão de Atletas Olímpicos), Mariana Lobato (Vela), Carlos Resende (Andebol), Fernanda Ribeiro e Susana Feitor (Atletismo), entre outros.

João Rodrigues salientou a importância da realização deste tipo de eventos «como forma de divulgar o desporto e dar a conhecer aos mais jovens modalidades e atletas que só conseguem ver na televisão».

«Esta é uma experiência única de tomarem contacto com uma realidade desportiva que não é assim de tão fácil acesso. Existem modalidades com as quais não teriam contacto em situações normais. Estas crianças podem ser os campeões olímpicos de amanhã, por isso é importante esta partilha de experiências», esclareceu o atleta.

João Rodrigues aconselhou ainda a todos os presentes para «escolherem uma modalidade, que a amem com todas as suas forças e isso já será meio caminho andado para seguir o caminho da excelência».

O programa da Semana Olímpica começa com o Andebol, Atletismo e Judo, prolongando-se até sexta-feira, sendo que as atividades decorrem diariamente entre as 09h30 às 16h30. Todas as modalidades serão praticadas nas instalações desportivas da FADEUP.

Ao longo da semana, as mais de 1.000 crianças inscritas no evento poderão praticar 15 modalidades olímpicas diferentes, enquadradas pelas respetivas federações.

Vários atletas olímpicos como Miguel Maia e João Brenha (vólei de praia) ou os medalhados em Londres 2012 Emanuel Silva e Fernando Pimenta (Canoagem) marcarão também presença na Semana Olímpica para dar a conhecer os seus desportos.