Uma das mais importantes regatas do mundo, a Atlantic Rally Cruisers (ARC), vai escalar Cabo Verde em novembro, com a participação prevista de 300 marinheiros na cerca de meia centena de veleiros, noticia hoje a imprensa cabo-verdiana.

A World Cruising Club (WCC) já confirmou à Marina do Mindelo, ilha de São Vicente, a inclusão de Cabo Verde na próxima edição da ARC, cuja organização está a promover Cabo Verde como um «novo mundo» e um «incentivo à aventura no Atlântico».

«Sinto-me um pioneiro à descoberta de um novo mundo», disse o responsável da WCC, Colin Nobbs, na página digital do clube, lembrando que a ARC é uma regata clássica que, há mais de 27 anos, faz o percurso Canárias/Santa Lucia, nas Caraíbas, com uma média de 300 veleiros.

Nos últimos anos, alguns dos iates têm feito escala na Baía do Porto Grande (Mindelo) para reparação e reabastecimento de víveres e combustíveis.

No entanto, este ano, o clube decidiu incluir Cabo Verde na rota da ARC e criou, para o efeito, uma prova específica para apenas 50 embarcações, a ARC+, explicou Johanna Meyer-Scheel, gerente da Marina do Mindelo.

Meyer-Scheel vê nesta aposta da WCC uma oportunidade única para a Baía do Porto Grande conquistar a simpatia dos organizadores e posicionar-se como uma escala permanente da regata, incluindo a promoção turística de Cabo Verde pelos jornalistas que acompanham a competição.

É com este fito que a Marina do Mindelo e o WCC estão a preparar um programa para os cerca de 300 marinheiros que chegarão a São Vicente em 50 veleiros.

Além do habitual convívio entre os tripulantes, a organização quer proporcionar aos barcos à vela a oportunidade de se envolverem com a vida social mindelense, estando prevista ainda uma deslocação à ilha vizinha de Santo Antão.

«A proposta da regata ARC+ foi tão bem acolhida pelos sócios do WCC que todas as vagas foram preenchidas em menos de um mês», disse Meyer-Scheel,

O primeiro grupo a fazer a largada das Canárias será o da ARC+, que levanta ferro no dia 10 de novembro, rumo a Cabo Verde.

Duas semanas depois, as restantes 250 embarcações da prova ARC içam as velas na sua viagem para as Américas, mas sem passarem por Cabo Verde, reunindo-se, em dezembro, em Santa Lucia.

A ARC+ não é, no entanto, a única regata prevista para escalar a Baía do Porto Grande no inverno deste ano, já que a Africa-Europe Challenge (AEC) é outro evento náutico que irá passar pelo Mindelo, embora tenha um cunho diferente, pois é organizada por empresários europeus aventureiros.

Nos seus iates, vão descer o Atlântico em busca de novas oportunidades de negócio em África, esperando-se que cheguem ao Mindelo a 30 de novembro, onde permanecerão 10 dias.

«O espírito da AEC é estimular uma nova forma de cooperação entre a Europa e a África, baseada na igualdade entre as partes e no respeito pelas políticas económicas e a cultura dos países visitados», explicou Meyer-Scheel.

A regata é composta por 30 iates, que partirão de Portugal e terminarão nas Seychelles, depois de passarem por Marrocos, Canárias, Cabo Verde, Senegal, Angola, África do Sul, Moçambique e Madagáscar.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.