A equipa portuguesa no Extreme Sailing Series de vela, que decorre até domingo no Rio Douro, entre Porto e Vila Nova de Gaia, quer combinar o melhor resultado com a preparação para a Taça América júnior.

«Temos treinado duro no ginásio e cada um de nós em barcos diferentes. Agora temos novamente a oportunidade de estar cinco na mesma tripulação, como na America’s Cup. O desafio é disputar corridas muito curtas, com muitos barcos, muito rápidos, algo sempre diferente e difícil para nós», diz António Mello.

O skipper da Roff Cascais, conjunto convidado a disputar a etapa lusa das Extreme Series, não descarta a possibilidade da equipa se manter no circuito em 2014, «dependendo de como correr a prova deste ano e a America’s Cup júnior».

O olímpico Bernardo Freitas assume que «o objetivo é treinar para a America’s Cup, para chegar a setembro o mais forte possível para competir em São Francisco», considerando que a etapa no Douro «é a mais carismática» do circuito.

Em sete edições, esta é a segunda vez consecutiva que a Extreme Sailing Series volta ao Porto/Vila Nova de Gaia, sendo que em 2012 atraiu um «recorde de 66 mil espetadores», cifra nunca antes atingida numa só etapa da competição.

A prova, que junta alguns dos melhores velejadores do planeta, com títulos olímpicos, europeus e mundiais e com currículo no America’s Cup, principiou em Singapura e passou por Omã, Qingdao (China) e agora Portugal, depois de ter sido adiada a etapa de Istambul, devido à instabilidade política na Turquia.

Cardiff (País de Gales), Nice (França) e Rio de Janeiro (Brasil) são as etapas que faltam disputar, sendo que se mantém em aberto a possibilidade de realizar a prova de Istambul.

Disputadas três provas, o Alinghi lidera com 27 pontos, seguido pelo The Wave Muscat (26), Red Bull (24), SAP (20), Gac Pindar (16) e Realteam (14), sendo que o conjunto das equipas convidadas totaliza 13.

«Temos apenas um ponto de vantagem. Vamos ter adversários duros, experientes. Esperamos vencer no Porto, mas há novas equipas, com jovens talentos e famintos de vitórias. Vamos ver coisas bonitas. Vão ser regatas muito disputadas», disse Morgan Larson, o elemento tático do Alinghi.