O veleiro Bill, patrocinado pela empresa de telecomunicações Angola Cables - chegou no passado dia 24 de dezembro à Cidade do Cabo, África do Sul, para as últimas preparações antes do início da regata que vai ligar aquela região sul-africana até ao Rio de Janeiro, no Brasil, segundo uma nota enviada hoje à Angop.

Angola e a África do Sul são os únicos países do continente africanos com presenças nesta competição oceânica, que começa no dia 4 de janeiro de 2014.

De acordo com a mesma fonte, estará em competição um outro veleiro da Team Angola – Mussulo III, copatrocinado pela mesma empresa, ambos modelos Bavaria 55, velejando sob o lema «Unidos vamos longe».

No total, 36 veleiros irão velejar pelo percurso semelhante ao do projecto “South Atlantic Cable System” (SACS) da Angola Cables, que compreende um cabo de fibra ótica subterrâneo de 6000 km que irá fornecer a primeira ligação de banda larga do hemisfério sul que liga África à América do Sul.

O veleiro Bille tem como comandante Tita Correia da Silva e inclui velejadores olímpicos como Filipe Luvambo e Luís Manuel ‘Jean Pierre, enquanto o Mussulo III é liderado por José Pereira Caldas, sendo a tripulação preparada através de programas da Federação Angolana de Vela e o Clube Naval de Luanda.

A modalidade de vela tem uma rica herança em Angola, com clubes náuticos ativos há mais de um século. O veleiro Bille da Angola Cables está atracado no Royal Cape Yacht Club do cais V&A até ao início da regata a 4 de janeiro do próximo ano.