Os velejadores Diogo Pereira e Manuel Macedo, do Clube Naval de Cascais, venceram hoje o XXV Campeonato de Portugal de Juniores e Absoluto, na categoria de 420, numa prova que decorreu em Tavira.
Na classe de Laser Radial, a vitória foi para Martim Anderson, do Clube Naval de Portimão, seguido por Pedro Costa, do Clube de Vela de Lagos, e por Santiago Sampaio (Clube Naval de Portimão).
Henrique Brites, do Clube Naval de Cascais, sagrou-se campeão nacional na classe de Laser 4.7.
Em 420, Diogo Pereira e Manuel Macedo e Teresa Camelo/Helena Oliveira, confirmaram o favoritismo, tornando-se os novos campeões de Portugal júnior e absolutos, controlando nas três regatas realizadas no último dia da prova.
Ambas as duplas garantiram vagas para o Mundial da Juventude ISAF. Com lugar no pódio, em 420, ficaram Tiago Serra/Afonso Prieto, do Clube Naval de Cascais, e Gonçalo Pinho/Miguel Hipólito, do Sport Club do Porto.
No setor feminino, as novas campeãs são Teresa Camelo/Helena Oliveira (420), do Clube Naval de Cascais, e Marta Roque (Laser 4.7), do Clube Naval de Portimão.
Santiago Sampaio, do Clube Naval de Portimão, superou José Cunha, do Clube Naval de Leça, na luta pela vaga no Campeonato Mundial da Juventude ISAF, atribuída ao primeiro classificado no escalão júnior em Laser Radial.
Santiago foi terceiro classificado na geral, imediatamente atrás de Pedro Costa, do Clube de Vela de Lagos. Na mesma classe, Carolina João, do Sport Algés e Dafundo, primeira classificada na geral feminina e 12.ª da geral, também assegurou a presença no Mundial da Juventude, que se disputa em julho em Tavira.
No final do dia, Diogo Pereira mostrou-se contente com a prestação da sua equipa, prometendo estar ainda mais bem preparado e "com o plano devidamente traçado" no Mundial que se disputará em Tavira.
Martim Anderson, vencedor em Laser Radial, destacou a competição serrada até ao último dia. "Foi até à última regata, sabia que estava a dois pontos do primeiro e apenas com dois pontos de vantagem para o terceiro, mas disse a mim próprio que ia dar tudo e consegui. Agora vou passar para o Standard, onde estão os melhores de Portugal, como o Gustavo Lima", declarou Martim Anderson, do Clube Naval de Portimão.