Ricardo Diniz, no veleiro ParisAsia.fr, foi desclassificado no domingo da Route du Rhum por infração de “determinadas regras marítimas afetas à regata” transatlântica, anunciou a organização da prova.

"Ao passar no DST [dispositivo de separação de tráfego] de Ouessant após a saída de Saint-Malo [França], Ricardo Diniz (ParisAsia.fr) infringiu as Instruções de Corrida da Route du Rhum e o RIPAM (regulamento de prevenção de colisões). O júri deliberou no domingo e declarou o 'skipper' desclassificado, por ter navegado em direção contrária à do corredor utilizado", lê-se no sítio oficial da prova.

Ricardo Diniz, que participava na classe Rhum, destinada a barcos mais antigos ou de cruzeiro, fica assim impedido de concluir a regata transatlântica entre Saint-Malo, França, e Guadalupe, nas Caraíbas.

“Sei bem o que fiz e sei bem porque o fiz. Explicarei tudo quando chegar a terra”, disse o primeiro português a disputar esta regata transatlântica, que deverá chegar a Peniche nas próximas 24 horas.

Depois de há uma semana, logo após a partida, ter sido obrigado a regressar a Saint-Malo, devido a um derrame de combustível, Ricardo iniciou a prova algumas horas depois e passados alguns dias, teve de se abrigar na Corunha, à semelhança de outros concorrentes, devido às más condições do mar. O português tinha regressado ao mar no domingo.

A regata foi ganha hoje pelo francês Loick Peyron, no trimarã Banque Populaire VII, da Classe Ultime, juntando o triunfo a um novo recorde da competição.

O velejador gaulês cumpriu as 3.542 milhas náuticas (6.560 km) em sete dias, 15 horas e oito minutos, quase menos duas horas do que a anterior marca, que pertencia ao também francês Lionel Lemonchois desde 2006.