A equipa sueca SCA, composta por mulheres, impôs-se hoje de forma convincente na regata de porto da terceira prova da Volvo Ocean Race em vela, em Abu Dhabi, atrasada devido à falta de vento.

Uma hora e quarenta depois do previsto, a 20 minutos de ser anulada, as seis embarcações resistentes partiram para uma prova que a equipa sueca liderou desde início.

As suecas chegaram com 1.43 segundos de avanço para o veleiro holandês Brunel (venceu a etapa anterior, entre a Cidade do Cabo, na África do Sul, e Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos), que chegou 43 segundos antes do Abu Dhabi Ocean Racing, vencedor desta etapa em 2012.

“Não há a ‘mulher do jogo’, são as ‘mulheres’. Estamos realmente felizes e é uma excelente forma de elevar o moral da equipa antes de partir sábado para Sanya (China)”, disse Sam Davies, skipper da SCA.

A tripulação de Ian Walker (Abu Dhabi Ocean Racing) lidera agora a classificação geral com dois pontos de avanço para o Brunel, enquanto a SCA – a primeira tripulação feminina a disputar a competição em 12 anos - é agora terceira.

O sétimo participante, o veleiro dinamarquês Vestas Wind, encalhou num recife a nordeste da ilha Maurícia, mas vai reentrar na prova.

Depois de Abu Dhabi, a regata segue sábado para Sanya (China), antes de rumar a Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), Newport (Estados Unidos), Lisboa, Lorient (França) e Gotemburgo (Suécia), onde vai terminar a 27 de junho de 2015.