A embarcação chinesa Dongfeng, que liderava a quinta etapa da Volvo Ocean Race, entre Auckland, na Nova Zelândia, e Itajaí, no Brasil, foi forçada a desistir desta tirada depois de perder o mastro, informou hoje a organização.

Segundo a nota publicada no ‘site’ oficial da competição, o acidente, que não provocou feridos, deveu-se às fortes rajadas de vento na zona onde seguia a embarcação, a 240 milhas náuticas (cerca de 450 km) do Cabo Horn, no Chile.

“O mastro partiu quando o vento soprava a 30 nós [cerca de 55 km/h]. Estamos a prosseguir a uma velocidade razoável até Ushuaia [Argentina] e será lá que avaliaremos as condições de chegarmos a Itajaí”, explicou o ‘skipper’ do Dongfeng, o francês Charles Caudrelier, citado pelo ‘site’ da organização.

O Dongfeng deverá ser rebocado até Itajaí, onde fará as reparações necessárias de forma a poder alinhar na sexta etapa, entre a cidade brasileira e Newport, nos Estados Unidos.

A edição de 2014/2015 da Volvo Ocean Race, cuja sétima etapa ligará Newport a Lisboa, é composta por nove etapas, num total de 38.739 milhas náuticas (cerca de 71.745 quilómetros).