A tripulação do Dongfeng anunciou hoje a desistência da quinta etapa da regata Volvo Ocean Race, entre Auckland, na Nova Zelândia, e Itajaí, no Brasil, depois de na madrugada de terça-feira ter partido o mastro.

Sem a vela principal, o ‘skipper’ francês Charles Caudrelier optou por suspender a etapa, tendo como objetivo chegar ao porto argentino de Ushuaia, no qual deu entrada na tarde de terça-feira, para que fosse possível reparar o barco a tempo de prosseguir a quinta tirada, mas sem sucesso.

Assim, o veleiro chinês seguirá a motor até Itajaí, no Brasil, num percurso de 2.000 milhas que se prevê que dure entre 10 e 12 dias. Já no Brasil, a equipa espera a chegada de um novo mastro para que o barco possa iniciar a sexta etapa.

Enquanto isso, a prova continua a ser liderada pelo Azzam, dos Emirados Árabes Unidos, sendo que às 02:25 desta madrugada (hora de Portugal) se encontrava a 1.172,6 milhas da chegada.

A edição de 2014/15 da Volvo Ocean Race, cuja sétima etapa ligará Newport a Lisboa, é uma prova de circum-navegação composta por nove etapas, num total de 38.739 milhas náuticas (cerca de 71.745 quilómetros).