A tripulação portuguesa Jorge Lima/José Costa, já qualificada para os Jogos Olímpicos Rio2016, assegurou hoje que pretende "um resultado com letras maiúsculas" no Campeonato da Europa de 49er Porto2015 de vela, a decorrer de 4 a 12 de julho.

"Espero que as coisas nos corram de feição. As nossas ambições são altas depois do 5.º lugar no último Mundial e o apuramento direto para os Jogos Olímpicos", referiu Jorge Lima na apresentação do evento, acrescentando que pretende "defender as cores da bandeira portuguesa ao mais alto nível".

Sem apontar o pódio como objetivo para o Campeonato da Europa de 49er Porto2015, a decorrer em quatro campos de regatas no estuário do rio Douro, a dupla não esconde, no entanto, o desejo de "obter um bom resultado, para retribuir o carinho do Porto".

"O estuário do rio Douro, da foz a Matosinhos, é sem dúvida um local privilegiado para navegar e para quem gosta de assistir a provas de vela", considerou José Costa, que falava na apresentação da prova na Douro-Marina, em Vila Nova de Gaia.

Durante vários dias, os melhores velejadores da classe olímpica 49er (embarcações com 4,9 metros), vão competir pelo título europeu em Portugal e procurar ainda assegurar presença nos Jogos Olímpicos Rio2016.

Apesar do evento consagrar o campeão europeu, o campeonato é aberto a participantes de todo o mundo, devendo reunir 150 velejadores, distribuídos por três categorias distintas: 49er – masculino -, 49erFX – feminino – e Open.

A embarcação 49er, uma das mais rápidas da frota olímpica, é composta por dois velejadores, utiliza três velas com dimensões diferentes e, em condições extremas de vento, pode atingir os 50 quilómetros/hora, superando mesmo a velocidade do vento.

O Campeonato da Europa de 49er Porto2015 é uma iniciativa "apadrinhada" pela Frente Atlântica, que engloba as autarquias do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos, uma nova estrutura de parceira intermunicipal que visa desenvolver sinergias na região.

Para o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, o Europeu de 49er "é mais uma iniciativa para desenvolver parcerias no âmbito da Frente Atlântica", que coloca "as três cidades a colaborar e a trabalhar em conjunto".

O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, realçou o facto de o Europeu 49er ser "a primeira iniciativa da Frente Atlântica relacionada com o mar" e considerou essa condição "um sinal importante", pois a região "pode crescer com estes eventos".

Eduardo Vítor, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, considerou que esta prova irá contribuir para unir e congregar a região, que engloba mais de um milhão de habitantes, habitualmente "castigada por decisões erradas".

Os autarcas, sem pormenorizar futuros projetos, adiantaram que a Frente Atlântica é mais do que uma associação para a organização de eventos e destacaram que o orçamento de 120 mil euros, a distribuir por quatro, "é mais do que razoável para uma iniciativa desta natureza".