Brunel, comandado pelo holandês Bouwe Bekking, lidera a sétima etapa da Volvo Ocean Race, que partiu domingo de Newport, nos Estados Unidos, com destino a Lisboa, onde a frota da prova é esperada a 25 de maio.

Os seis barcos que disputam a maior competição de vela oceânica do mundo estavam às 07:52 (hora de Lisboa) a cerca de 2.000 milhas (3.704 quilómetros) da capital portuguesa.

Atrás de Brunel, a uma distância que ronda as nove milhas (cerca de 5,6 quilómetros), seguem os veleiros Mapfre, segundo, e o Abu Dhabi, terceiro da etapa e líder da classificação geral.

O veleiro chinês Dongfeng, que liderou nos dois primeiros dias da etapa, segue na quinta posição, a 11 milhas (cerca de 20 quilómetros) do líder.

A etapa entre Newport e Lisboa é, com um total de 2.800 milhas náuticas (5.185 quilómetros), a mais curta até agora disputada, e marca o regresso da frota à Europa.

A Volvo Ocean Race, a maior competição de vela oceânica do mundo, partiu de Alicante, em Espanha, a 04 de outurbo de 2014 e deverá terminar em Gotemburgo, na Suécia, a 27 de junho.

A 12.ª edição da prova, que se realiza de três em três anos, começou a ser disputada por sete barcos, mas atualmente a frota integra apenas seis, devido a um problema com o veleiro Vestas Wind, na segunda etapa.