O presidente da Câmara de Lisboa manifestou hoje o empenho do município em “fortalecer as relações” com a Volvo Ocean Race, uma competição que simboliza “a relação histórica e umbilical de Portugal e dos portugueses ao mar”.

“A Volvo Ocean Race não é apenas mais um evento a passar por Lisboa. É um evento que nos liga ao mar – e a relação de Portugal e dos portugueses ao mar é histórica e umbilical (...). Gostávamos de fortalecer as relações com a Volvo Ocean Race para o futuro”, disse Fernando Medina no Salão Nobre do município, numa receção de boas-vindas às equipas participantes, velejadores e organização da regata.

Apontando a regata como “um símbolo de modernidade” e “um evento que representa o que Lisboa simboliza no passado, mas sobretudo no futuro”, o autarca prometeu o empenho do município para que nos próximos anos a Volvo Ocean Race volte a escolher Lisboa.

“Estamos todos em sintonia para vos dar o maior apoio a este evento, aos próximos e para reforçar a vossa presença aqui (...). Lisboa tem muitas vantagens: temos infraestruturas, docas, ligação às universidades, transportes, o município, tudo o que é preciso para gerir uma grande competição como a Volvo Ocean Race. E temos a vontade para vos dar isto tudo. Têm tudo aqui, mais do que em qualquer outro sítio”, sublinhou.

Na ocasião, o diretor geral da competição, o norueguês Knut Frostad realçou o “grande sucesso” que tem sido a passagem da regata por Lisboa.

“Quando se vem aqui como marinheiro percebe-se o porquê da ligação de Portugal ao mar (...). Muitos me perguntaram porquê escolher Lisboa. Para mim, o essencial foram as pessoas, o entusiasmo e a motivação. Isso é o mais importante. Porque podem-se ter as melhores infraestruturas e instalações, mas só com entusiasmo e motivação conseguimos fazer magia juntos”, disse.