Os velejadores portugueses António Matos Rosa e João Matos Rosa venceram hoje a terceira regata do segundo dia do Campeonato da Europa na classe 470, em Aarhus, Dinamarca, destacando-se como os portugueses mais bem classificados na competição.

A dupla, que terminou a primeira e a segunda regata em 15º e 12º lugar, respetivamente, terminou o segundo dia em 13º lugar da geral, adiantou a Federação Portuguesa de Vela, em comunicado.

João Villas-Boas e Miguel Nunes, por seu turno, subiram à 21.ª posição (15.º entre os europeus) depois de alcançado a quarta, 11.ª e 14.ª posição, estando também apurados para o Grupo de Ouro.

Em pior posição terminou a dupla Diogo Pereira/Manuel Macedo, que está no 34.º lugar da geral ao terminar as regatas de hoje em 26.º, quarto e 18.º - vão competir no Grupo de Prata.

A competição é liderada pelos norte-americanos McNay/David Hughes, seguidos dos russos Pavel Sozykin/Denis Gribanov e dos neozelandeses Paul Snow-Hansen/Daniel Willcox.

No sector feminino, Sara Carmo e Matilde Pinheiro de Melo foram 15.as e 18.as nas duas regatas disputadas pelas senhoras, terminando no 35.º lugar a fase de qualificação Campeonato da Europa de 470 decorre até 04 de julho, em Aarhus, Dinamarca.