Os velejadores portugueses António Matos Rosa e João Matos Rosa subiram hoje ao oitavo lugar da geral no Campeonato da Europa da classe 470, que decorre até 04 de julho em Aarhus, Dinamarca.

A dupla, adianta a Federação Portuguesa de Vela, em comunicado, foi 15.ª e quarta nas duas regatas disputadas no Grupo de Ouro e subiu ao oitavo lugar da geral (quinto entre os europeus).

João Villas-Boas e Miguel Nunes ascenderam, por seu turno, à 18.ª posição (11.ª entre os europeus), depois de terem sido 10.os e 13.os.

No grupo de prata, a dupla Diogo Pereira/Manuel Macedo não competiu na primeira regata do dia e foram desqualificados na segunda - são 19.os nesta frota (35.os só com as duplas europeias).

A dupla alemã Ferdinand Gerz/Oliver Szymanski segue na liderança, seguida dos norte-americanos Stuart McNay/David Hughes e dos russos Pavel Sozykin/Denis Gribanov.

No sector feminino, a dupla Sara Carmo/Matilde Pinheiro de Melo foi 7.ª e 12.ª nas duas regatas disputadas e estão em nono no Grupo de Prata.

As neozelandesas Jo Aleh/Polly Powrie seguem em primeiro.

As francesas Camille Lecointre/Helene Defrance são segundas e as japonesas Aki-yo Yamaguchi/Eri Hatayama seguem na terceira posição.