Os portugueses Jorge Lima e José Costa mantiveram hoje, pelo terceiro dia consecutivo, a liderança do Campeonato da Europa de 49er em vela, numa terceira jornada pouco ventosa disputada no Porto.

Um quarto e um quinto lugares - a terceira regata não se disputou, devido à ausência de vento - permitem à dupla lusa continuar em primeiro, com 18 pontos, menos seis do que os polacos Lukasz Przybytek e Pawel Kolodzinski, entretanto igualados pelos campeões do Mundo, os neozelandeses Peter Burling/Blair Tuke.

Jorge Lima e José Costa, que apuraram Portugal para os Jogos Olímpicos Rio2016, com o quinto lugar no Mundial ISAF, iniciam na sexta-feira em posição privilegiada a frota de Ouro, que junta os 25 primeiros para apurar os 10 finalistas que no domingo disputam as medalhas.

Os jovens irmãos Rodolfo e Gonçalo Pires brilharam ao vencerem a segunda regata, depois de terem sido 13.ºs na primeira: subiram assim oito lugares, para 64.ºs, com 114 pontos.

As regatas realizam-se na zona entre o porto de Leixões e a foz do Porto, sendo que as finais para atribuição das medalhas (Medal Race) são disputadas no estuário do rio Douro, mesmo em frente à Douro-Marina na Afurada/Canidelo.