A dupla portuguesa de velejadores composta por Jorge Lima e José Costa terminou hoje o Europeu de 49er em 14.º lugar, enquanto o pódio ficou entregue aos neozelandeses Peter Burling e Blair Tuke.

Jorge Lima e José Costa terminaram as três regatas realizadas hoje na foz do Douro nas 21.ª, 13.ª e 14.ª posições.

Depois da dupla que alcançou o 'ouro', uma equipa que não perde um campeonato desde 2012, ficaram em segundo e terceiro lugares os alemães Justus Schmidt e Max Boehem e os ingleses John Pink e Stuart Bithell.

Se contabilizadas as posições em termos europeus - uma vez que este campeonato teve caraterísticas de 'open', logo estiveram em prova equipas de várias partes do globo - a dupla portuguesa, que dominou a fase de qualificação, ficou em 11.º lugar.

O campeonato da Europa de 49er em vela começou a 04 deste mês e terminou hoje, registando a passagem pelas cidades do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, uma vez que as regatas realizaram-se na zona entre o porto de Leixões, foz do Porto, e estuário do rio Douro em frente à Douro-Marina na Afurada/Canidelo, 125 tripulações de 36 países, entre as quais campeões Mundiais e Olímpicos.