O segundo dia da participação de Portugal no Campeonato do Mundo de 470 em vela, que se realiza em Haifa, Israel, fica marcado pela descida da dupla feminina do 25.º para 30.º lugar, embora permaneça como melhor marca lusa.

A dupla formada por Sara Carmo e Matilde Pinheiro de Melo, única representação portuguesa feminina em prova, baixou cinco posições, depois de ter sido 41.ª e 19.ª nas duas regatas do dia. Na liderança da prova estão as polacas Agnieszka Skrzypulec e Irmina Mrozek Gliszczynska.

No segundo dia de prova na frota masculina também houve mudanças na classificação.

A dupla constituída por João Villas-Boas e Miguel Nunes subiu do 42.º para o 40.º lugar, ocupando agora a melhor posição das três duplas portuguesas no setor masculino, depois de terem sido 26.º e 13.º nas duas regatas disputadas.

A dupla António Matos Rosa e João Matos Rosa baixaram do 41.º posto para o 49.º, isto depois de um 22.º na primeira regata e de terem sido desqualificados na segunda.

Apenas um lugar abaixo, surge a terceira dupla lusa, de Diogo Pereira e Manuel Macedo, depois de ter terminado em 10.º e 24.º no segundo dia de prova.

Na liderança da prova masculina continuam os australianos Mathew Belcher e Will Ryan, atuais detentores do título mundial.

O Mundial, que se disputa até ao próximo sábado, é qualificativo para os Jogos Olímpicos Rio2016, estando ainda em discussão seis vagas no setor masculino e três no setor feminino.