A dupla de velejadores portugueses formada por António e João Matos Rosa continua a ser a mais bem classificada no Campeonato da Europa de 470, que decorre em Maiorca, Espanha, ocupando a 38.ª posição da geral.

Na véspera de se concluir a prova, António Matos Rosa/João Matos Rosa marcaram um oitavo e um 10.º nas duas regatas realizadas hoje na baía de Palma.

Os velejadores João Villas-Boas e Tomás Camelo foram, por seu turno, 12.º e 18.º, tendo finalizado o dia na 42.ª posição, enquanto Diogo Pereira/Manuel Macedo subiram ao 46.º posto, depois de serem terceiros e sextos, numa prova em que todas as tripulações nacionais estavam no grupo de prata.

Na liderança seguem os australianos Mathew Belcher/Will Rya, seguidos dos croatas Sime Fantela/Igor Marenic e dos norte-americanos Stu Mcnay/Dave Hughes.

Em 49er, as duplas nacionais Jorge Lima/José Costa e Rodolfo Pires/Gonçalo Pires estrearam-se hoje na prova, que decorre até sábado em Barcelona, Espanha.

Neste primeiro dia da competição cumpriram-se três regatas, tendo Jorge Lima/José Costa não completado a primeira regata e terminado em 13.º e 14.º as duas restantes.

Com estes resultados, a tripulação nacional que marcará presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, ocupa o 44.º lugar da geral.

A dupla Rodolfo Pires/Gonçalo Pires foi desqualificada por largar adiantada na primeira regata do dia, tendo depois sido 36.ª e 35.ª, resultados que os relega à 72.ª posição da geral.

Na frente seguem os neozelandeses Peter Burling/Blair Tuke, com os austríacos Nico Delle Karth/Nikolaus Resch e os australianos Nathan Outteridge/Iain Jensen, a serem segundo e terceiro, respetivamente.