O velejador olímpico Gustavo Lima, que vai competir nos Jogos Rio2016 na classe laser, vai ser treinado no Brasil por Álvaro Marinho, que participou em quatro Jogos, na classe 470.

“A escolha vale pela sua experiência olímpica e pelos seus valores como pessoa. É a decisão acertada para atingir os meus objetivos e alcançar uma motivação ainda maior para estes últimos meses de preparação”, justificou à agência Lusa.

Gustavo Lima fala na “honra” por trabalhar com alguém que foi uma das suas “referências” na vela: “Tenho a certeza de que foi uma escolha de sucesso para que, juntos, possamos representar com dignidade o nosso país. Juntos, somámos dez participações olímpicas”.

Álvaro Marinho tem um vasto currículo nacional e internacional, onde se destacam as participações nas quatro últimas olimpíadas, e todas com classificações que lhe valeram outros tantos diplomas, destinados aos oito melhores.

“O Gustavo é ambicioso, super dedicado, emotivo, talentoso, trabalhador, inconformado e com uma força mental incrível, características com as quais me identifico muito e que creio serem fundamentais para alcançar os nossos objetivos”, explicou Álvaro Marinho.

Álvaro Marinho, que conheceu Gustavo Lima aos oito anos, tendo competido ambos nos últimos quatros Jogos, lembrou que a sua ação visa “acrescentar valor nos pontos que podem ser melhorados” e destacou o trabalho de equipa.

“Mais do que um treinador, vou ser um amigo que o vai acompanhar de perto nesta sua grande aventura, a quinta consecutiva! Acima de tudo, trabalharemos juntos para representar honrosamente o nosso país”, concluiu.