A equipa suíça Alinghi lidera a sexta etapa da Extreme Sailing Series, que decorre no Funchal, apesar de hoje ter perdido o mastro do veleiro em consequência de um embate com a rival austríaca Red Bull Sailing Team.

A organização da prova considerou a Red Bull Sailing Team culpada do incidente e, simultaneamente, penalizou o sindicato austríaco e protegeu a classificação do Alinghi, que, ainda assim, poderá não conseguir reparar a embarcação a tempo de disputar as últimas regatas, no domingo.

“Precisamos de avaliar os danos e ver se conseguiremos competir no domingo. Vai ser uma noite longa, mas temos uma excelente tripulação, que tudo fará para nos colocar de novo na água”, disse o ‘skipper’ do Alinghi, Arnaud Psarofaghis.

A equipa suíça lidera a prova madeirense com um total de 130 pontos, mais cinco do que o sindicato Oman Air e mais nove do que a Red Bull Sailing Team, enquanto a equipa portuguesa, SAIL Portugal - Visit Madeira, segue no quinto lugar, com 103 pontos.

Depois de competir na Madeira até domingo, a Extreme Sailing Series viaja para Lisboa, para a sétima prova, de 06 a 09 de outubro, num campeonato que terá depois disso apenas mais uma etapa, na Austrália, entre 08 e 11 de dezembro.