O Porto Grande do Mindelo deve marcar, no dia 29, a partida de um veleiro de "alta performance, de 21 metros, para uma travessia do Oceano Atlântico, com meta nos Bárbados, informou esta terça-feira a Fundação Mirpuri.

Trata-se, segundo informação no site da fundação que patrocina o evento, de uma travessia de 2.300 milhas náuticas, que deve durar sete dias, num veleiro Volvo Ocean Race, denominado “Fundação Mirpuri”, capaz de ultrapassar a velocidade de 25 nós, quatro vezes mais rápido do que um típico cruzeiro à vela.

A bordo da embarcação "Fundação Mirpuri" e sob comando do presidente da fundação, Paulo Mirpuri, devem seguir ainda “oito tripulantes experientes em corridas offshore” e seis convidados VIP, que “participarão plenamente” no manuseio e vela do barco.

O objetivo principal, assinala a mesma fonte, é sensibilizar para as atividades e domínios de intervenção da Fundação Mirpuri, que é também detentora da Safeport Cabo Verde, SA, Centro de Aviação Executiva no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, para além de outros interesses no mundo da aviação civil.

O programa que assinala a partida do veleiro do Porto Grande do Mindelo incluiu uma visita à embarcação, no dia 29, seguida de conferência de imprensa, missa com bênção dos velejadores na Igreja de Nossa Senhora da Luz, cortejo à pé e bênção do veleiro no cais.

A largada da embarcação rumo a Bridgetown (Barbados) está prevista para as 15h30 do dia 29 do corrente mês.