O medalhado olímpico Nuno Barreto é o novo coordenador do Projeto Olímpico e Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Vela, anunciou hoje a instituição.

“Vamos trabalhar para voltar a montar um projeto olímpico e de alto rendimento mais sólido e estruturado, e assim conseguir devolver à vela nacional o prestígio e resultados que tornaram o nosso desporto numa referência nacional e mundial”, disse o medalha de bronze em Atlanta1996, na classe 470.

Nuno Barreto, que também competiu em Sidney2000 e Atenas2004, considerou que “está na altura de poder retribuir” o que a vela lhe deu “ao longo destes mais de 20 anos de carreira profissional”.

Na página do Facebook, a federação manifestou-se ainda esperançada de que com o contributo de Nuno Barreto a vela “consiga mudar de rumo”.

A vela portuguesa soma duas medalhas de prata e duas de bronze em Jogos Olímpicos, mas no Rio2016 o seu melhor desempenho ficou-se pelo 11.º lugar, pelo veterano João Rodrigues, na classe RS:X, na que foi a sua quinta participação consecutiva olímpica do madeirense.

Em novembro, António Roquette tornou-se o novo presidente da Federação Portuguesa de Vela, após ter ‘destronado´o então líder do organismo, José Manuel Leandro.

Roquette tinha liderado a federação entre 1991 e 2001, altura em que Nuno Barreto conquistou o bronze, juntamente com Vítor Hugo Rocha.