Até ontem, dia 21, a tripulação francesa a bordo do Groupama 4 assumia o segundo lugar da quarta etapa da Volvo Ocean Race, logo atrás dos alemães do Camper.

Em menos de 24 horas, Franck Cammas e a restante equipa perderam o segundo lugar e ocupam, neste momento, a quarta posição.

«Devido a uma tempestade tropical, que passou pelo Sul da China, o mar continua muito agitado. Nestas condições temos estado a fazer de tudo para nos mantermos firmes, sem perder o ritmo, mas sabemos que a qualquer momento teremos que optar por outra estratégia», comenta Franck Cammas, Skipper do Groupama 4.

A situação no Mar do Sul da China mudou drasticamente em menos de 48 horas. A depressão tropical que se fez sentir no passado domingo, dia 19, deu lugar a mares difíceis e criou vários obstáculos para as tripulações da Volvo Ocean Race. As equipas não esperam grandes alterações até passarem o Estreito de Luzon, nas Filipinas.

«Estamos com o mesmo ritmo há mais de 24 horas e não há quaisquer manobras que possamos fazer. As ondas estão com três a quatro metros de altura, e as suas passagens têm sido brutais, o que torna a vida a bordo realmente desconfortável. As condições para o barco também não são as melhores», admite, Franck Cammas.