Depois de sair vencedor da quarta etapa da Volvo Ocean Race, o Groupama 4 teve lugar de honra na entrega dos prémios relativa a perna entre Sanya (China) e Auckland (Nova Zelândia).

Para além do trofeu relativo à vitória em Auckland, a equipa recebeu também duas outras distinções: o The Media Crew Member, para Yann Riou, e o prémio Seamanship, para a tripulação. A equipa foi premiada por ter conseguido bombear cerca uma tonelada de água que entrava pela proa, isto a poucas horas da final da competição no último sábado.

Yann Riou, Membro da Equipa Media do Groupama 4., foi premiado pela segunda vez, pelo seu excelente trabalho de informação a bordo. Ele que também recebeu o mesmo prémio em Abu Dhabi.
O júri felicitou Yann Riou pelo seu desempenho e rapidez a resolver a situação descoberta pela tripulação quando faltavam menos de 100 milhas para o final.

«Yann foi capaz de nos contar a história inteira, nos bons e maus momentos», explicou o organizador Rick Deppe.

A quinta etapa da Volvo Ocean Race, entre Auclkand (Nova Zelândia) e Itajai (Brasil), começa já no próximo Domingo. Dia 17, sábado, cumpre-se a regata In-Port. Depois de cinco meses do início desta circunavegação, as tripulações preparam-se para mais um desafio de 6,705 milhas. A largada será dada na manhã de domingo (18 de março) e a chegada ao Brasil está prevista para o dia 4 de abril.

O veleiro francês encontra-se neste momento em águas neozelandesas a cumprir os habituais treinos e testes de mar.

Na manhã de quinta-feira, Franck Cammas, skipper do Groupama 4 agradeceu efusivamente a todos os membros da equipa de terra pelo excelente trabalho em devolver ao veleiro francês a sua boa forma. O veleiro da Groupama sailing team foi o primeiro a regressar à água na passada quarta-feira.

O skipper francês sublinhou que é graças ao bom trabalho de toda a equipa que os velejadores podem largar com o veleiro cheios de confiança para levar mais vitórias para casa:

«Obrigado a todos e parabéns pelo trabalho!»