O veleiro Puma conseguiu ultrapassar o Groupama 4 que liderou a quinta etapa da Volvo Ocean Race na última semana. O veleiro francês encontra-se agora a cinco milhas de distância do novo líder da frota.

Durante a noite de ontem, ansiosos para conhecer a atualização das posições, feita de três em três horas, Franck Cammas e os seus homens viram o Puma ganhar vantagem.

Segundo, Yann Riou, membro da equipa media do Groupama 4, quando a tripulação recebeu a notícia instalou-se o silêncio e a incredibilidade.

«O Franck (Cammas) sentou-se em frente ao computador e disse-nos: o Puma está com dez milhas de vantagem. Toda a gente se calou. Nós sabíamos que eles estavam muito próximos, mas não pensámos que pudessem estar já com dez milhas de avanço!», comentou Yann Riou na sua mensagem diária.

Apesar do susto, a Groupama sailing team continua a lutar pelo primeiro lugar em Itajai, no Brasil.

«O Puma está a dez milhas, mas nós estamos no sítio certo!».

De facto, em termos de distância até ao objetivo final, que é acabar em primeiro lugar no porto que dá por finalizada esta quinta etapa, os dois veleiros estão igualados.

Nos últimos três dias, o veleiro norte-americano conseguiu diminuir a distância do Groupama 4 e em 24 horas conseguiu fazer o inesperado. Com ainda 1,200 milhas até Itajai, a etapa está longe de acabar. Para a tripulação do Groupama 4 é como um novo começo, depois de 4000 milhas, uma travessia do Pacífico e do Cabo Horn.

A subida até Itajai não será calma, as condições climáticas continuam a mudar ao longo da costa argentina, acompanhadas pelo fenómeno da cordilheira dos Andes. O constante movimento das massas de ar é também uma consequência das alterações que as tripulações vão sofrer até ao final desta quinta etapa da Volvo Ocean Race.

Desde a passagem do Cabo Horn, o Groupama 4 tem vindo a adaptar-se a cada mudança de cenário, com o vento a sofrer variações dos 5 aos 25 nós. Os americanos têm vindo a aproveitar estas condições para manterem o primeiro lugar, apesar dos franceses estarem a poucas milhas de distância.

Esta constante adaptação deve manter-se até ao Brasil, o que faz com que as tripulações tenham que reagir rapidamente. Franck Cammas e os seus homens continuam atentos e esperam continuar com o bom trabalho que até agora têm feito nesta quinta etapa, entre Auckland (Nova Zelândia) e Itajai (Brasil), da 11ª edição da Volvo Ocean Race.

Posição dos veleiros presentes na 5ª etapa da Volvo Ocean Race:

1. Puma
2. Groupama 4
3. Telefonica
4. Camper
5. Abu Dhabi Ocean Racing
6. Sanya

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.