A vitória no Abu Dhabi na sétima etapa da Volvo Ocean Race (VOR) em vela é notícia do dia nos Emirados Árabes Unidos e um dos tripulantes, Adil Khalid, não esconde o «choque» de ter visto tanta gente na chegada do barco a Lisboa.

«Foi uma notícia tão importante no meu país. Não paro de receber mensagens de amigos. É fantástico», disse o “trimmer” e leme do Abu Dhabi Ocean Racing, em declarações à agência Lusa.

Apesar de ter apenas 23 anos, Khalid é já uma lenda no seu país, e as suas imagens enquanto agitava a bandeira dos Emirados Árabes Unidos à chegada à Doca de Pedrouços correram o mundo e as televisões do pequeno emirado.

«Todos têm o sonho de representar o país e eu representei o meu país. Estou tão orgulhoso. Vou continuar a fazê-lo todo a minha vida, a agitar a bandeira do país. É o sonho de qualquer um», confessou aquele que na equipa é o único elemento proveniente dos Emirados Árabes Unidos.

O Abu Dhabi continua na quinta posição da classificação geral da VOR, com apenas 104 pontos, mas o triunfo na ligação entre Miami, nos Estados Unidos, e Lisboa acaba por pesar mais do que os triunfos nas regatas costeiras de Alicante, Abu Dhabi e Miami.

«Ganhámos três regatas costeiras, mas ganhar uma etapa é algo muito importante para nós, porque só fazíamos quartos ou quintos lugares. Uma etapa é algo muito grande para nós», sublinhou o jovem velejador.

O Abu Dhabi tem sido um dos barcos mais afetados por problemas técnicos na presente edição, tendo partido o mastro na primeira etapa, antes de ser obrigado a desistir na quinta etapa devido a uma avaria.

A receção de Lisboa ao Abu Dhabi também não passou despercebida. Khalid diz ter ficado muito surpreendido por ter visto tanta gente na chegada a Lisboa: «É uma grande cidade, uma grande escala. Fiquei estupefacto por ver tanta gente. Esperava que haveria pouca gente e foi incrível. Estamos a passar um tempo fantástico em Lisboa».

Muito positiva está também a ser a opinião geral sobre a Race Village (Vila da Corrida) de Lisboa. Depois do diretor-executivo da VOR, o norueguês Knut Forstad, ter elogiado a organização de Lisboa, hoje foi a vez de o diretor de logística da regata, o holandês Reiner Vens, tecer comentários muito positivos sobre o “stopover” da capital portuguesa.

«O ‘complexo de Lisboa’ é realmente muito bom. Estou extremamente e positivamente surpreendido com o que vi aqui. É tão grande, existe espaço para tudo, as pessoas são muito cooperantes, desde a organização local até às autoridades locais, tudo tem corrido realmente muito bem», referiu Reiner Vens à Lusa.

O holandês considera que Lisboa está entre as quatro melhores das 10 escalas da regata, que se iniciou em novembro do ano passado em Alicante, Espanha, e terminará a 07 de julho em Galway, na Irlanda.

«Definitivamente diria que Lisboa está no ‘top-4’ dos portos de escala da Volvo Ocean Race. O que vi ontem à noite foi... aquela gente toda à meia-noite na chegada foi ótimo. Acho que Lisboa tem realmente o espírito da vela», fez questão em sublinhar.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.