O velejador francês, Franck Cammas do Groupama 4, venceu esta tarde a regata In-Port no Rio Tejo com o tempo de 61 minutos e 22 segundos, à largada o vento soprava de Noroeste, cerca de 16 nós com alguns saltos.

O percurso levou a frota até ao Terreiro do Paço onde rondou uma boia regressando depois a Pedrouços, cumprindo então uma perna em forma de banana.

O skipper no final da prova mostrou-se muito contente e confiante com o resultado:

«É muito bom termos vencido, sabíamos que não podíamos cometer nenhum erro, mas hoje foi um bom dia. Também tivemos a sorte da Telefónica ter ficado em último o que deu para ampliarmos um pouco a nossa vantagem. A nossa estratégia agora passa por mantermos as boas etapas que temos feito. Desde o princípio da Volvo Ocean Race, esta foi a nossa primeira vitória In-Port e também foi um fator muito positivo para nós, foi muito bom para elevar a nossa confiança. Foi uma regata muito técnica, difícil, obrigou a muitas manobras a bordo. Foi muito bom termos ganho uma vez que o nosso forte são as regatas oceânicas», afirmou o skipper do Groupama 4.

Este domingo, dia de Portugal, é dada a grande largada da Volvo Ocean Race que ruma agora a águas francesas – cidade de Lorient.

A frota Volvo vai largar em frente à Doca de Pedrouços, contando com a presença do Presidente da República, rondando uma boia junto ao Terreiro do Paço seguindo depois para alto mar.

As previsões apontam para bons ventos até ao Arquipélago dos Açores, depois tudo fica mais calmo durante uns dias, quando os veleiros estiverem mais perto da costa francesa o vento volta a soprar forte até Lorient.

Perante a pergunta se estava confortável com a primeira posição o skipper francês explicou:

«Ainda temos muitas milhas pela frente nas duas pernas que faltam. O facto da nossa base ser em Lorient não nos dá grande vantagem uma vez que estamos em pleno oceano, não vamos navegar nos canais da costa francesa. Claro que temos muita pressão, mas isso é bom, é motivador para a tripulação, tudo é discutido ao limite», afirmou Franck Cammas.