O Groupama venceu hoje a regata costeira no porto francês de Lorient e está mais próximo do triunfo na 11.ª edição da Volvo Ocean Race em vela, liderando com 25 pontos de vantagem sobre os norte-americanos do Puma.

A equipa do “skipper” Ken Read foi aliás terceira classificada na regata costeira de hoje, tendo a segunda pertencido ao CAMPER With Emirates Team New Zealand, de Chris Nicholson.

O Groupama soma agora 225 pontos, o Puma tem 200, o CAMPER 196 e o Telefonica 194. Fora das contas do “pódio” estão o Abu Dhabi, vencedor da etapa Miami-Lisboa, com 124 pontos, e o Sanya, que soma apenas 40.

A equipa gaulesa liderada por Franck Cammas somou a terceira vitória em quatro regatas costeiras desde abril e pode até assegurar o triunfo na chegada a Galway, a 03 julho, meta da nona e ultima etapa.

A derradeira “perna” da regata inicia-se a 01 de julho, com a frota a cumprir 485 milhas náuticas através do Canal da Mancha até à costa irlandesa. Estarão então cumpridas 39.720 milhas náuticas (sensivelmente 70.000 quilómetros) pelo globo terrestre.