O veleiro francês Groupama venceu hoje a 11.ª edição da regata Volvo Ocean Race, ao terminar na segunda posição a nona etapa da prova, que há menos de um mês passou por Portugal.

O Groupama foi o segundo a cortar a meta, no porto irlandês de Galway, atrás do neozelandês Camper, que garantiu a segunda posição da classificação geral.

O veleiro Camper gastou um dia, 13 horas, 40 minutos e 13 segundos para percorrer as 550 milhas náuticas (1.020 quilómetros) que ligaram Lorient, em França, a Galway.

O Groupama, do “skipper” Franck Camma, terminou a prova, que começou a 29 de outubro de 2011 em Alicante (Espanha), com 250 pontos, mais 26 do que o Camper, e tornou-se no segundo veleiro francês a vencer a competição, depois do L´Esprit d’Equipe, de Lionel Péan.

O Puma, do norte-americano Ken Read, cortou a meta na terceira posição, tendo perdido o segundo lugar da geral para o Camper.

Os espanhóis da Telefónica ocupam a quarta posição da classificação geral e já não tem qualquer hipótese de chegar ao pódio na regata costeira de 07 de julho, que marca o final oficial da prova.

Apesar do frio e da hora madrugadora da chegada dos seis veleiros ainda em prova, a receção foi apoteótica e juntou mais de 10 mil pessoas.

A prova, que começou em Alicante, teve escalas na Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajai (Brasil), Miami (Estados Unidos), Lisboa, Lorient (França) e Galway (Irlanda).

A próxima edição da Volvo Ocean Race disputa-se em 2014 e 2015.

Classificação geral após a nona etapa:

1. Groupama, Fra (Franck Cammas) 250 pontos.
2. Camper, NZL (Chris Nicholson) 226.
3. Puma, EUA (Ken Read) 220.
4. Telefonica, Esp (Iker Martinez) 209.
5. Abu Dhabi, EAU (Ian Walker) 124.
6. Sanya, Chi (Mike Sanderson) 45.