O veleiro norte-americano Puma, terceiro da geral da Volvo Ocean Race, venceu hoje em Galway, Irlanda, a última regata costeira da prova de volta ao mundo, depois de quarta-feira os franceses do Groupama terem assegurado a vitória nesta edição.

O Puma, com o skipper Ken Read, impôs-se à frente do neozelandês Camper, dos espanhóis da Telefónica, do Groupama, do Abu Dahbi dos Emirados Árabes e dos chineses do Sanya.

O barco norte-americano, guiado pelo skipper mais velho na corrida, 51 anos, conquistou o primeiro lugar na classificação de regatas costeiras da Volvo, graças à vitória de hoje.

«É uma grande consolação. A equipa fez um trabalho fantástico durante toda a prova», disse Read após ter passado a linha da meta.

Read disse aos jornalistas durante a “maratona” que durou nove meses e começou em Alicante, Espanha, tendo feito escala em Lisboa, de onde partiu a 10 de junho, que esta seria a sua última prova em que participaria.

O Puma, segundo na geral de 2008-09, acabou em terceiro, tendo sido batido na última e decisiva regata, que ligou Lorient, França, a Galway, pelo Groupama e pelo Camper.

A próxima Volvo Ocean Race irá ter lugar em 2014-15.