A embarcação chinesa Dongfeng, que liderava a quinta etapa da Volvo Ocean Race, entre Auckland, na Nova Zelândia, e Itajaí, no Brasil, chegou hoje a Ushuaia, na Argentina, depois ter partido o mastro.

Sem a vela principal, o ‘skipper’ francês Charles Caudrelier, optou por suspender a participação na quinta etapa durante a madrugada (02:30 de Portugal) e, segundo a organização, chegou ao porto argentino de Ushuaia às 12:15 (hora portuguesa).

Para lá chegar, o comandante optou por utilizar o motor da embarcação para atravessar o Canal de Beagle, no extremo sul do continente americano, salvaguardando assim a embarcação das violentas rajadas de vento gelado que se fazem sentir na região, de modo a que seja possível reparar os danos de forma a possibilitar a participação na sexta etapa da competição.

Com a desistência do Dongfeng, a quinta etapa passou a ser liderada pelo Azzam, que às 13:30 se encontrava a 1.554 milhas do porto brasileiro de Itajaí.

A edição de 2014/15 da Volvo Ocean Race, cuja sétima etapa ligará Newport a Lisboa, é uma prova de circum-navegação composta por nove etapas, num total de 38.739 milhas náuticas (cerca de 71.745 quilómetros).